top of page
  • Foto do escritorEduardo El Hader Fantini - Consultor de Gestão de Pessoas

A importância da motivação e da organização para impulsionar seu negócio

Grande parte dos negócios e empresas que possuem funcionários lidam com o problema da falta de motivação e organização da equipe que os constituem. Dessa maneira, os empreendimentos passam por crises que podem levar a um ambiente de trabalho desconfortável, à desvalorização de sua imagem frente aos clientes, e inclusive a prejuízos financeiros. Sem uma clara organização que leve em conta a motivação entre os membros de um negócio, as chances das coisas não darem certo são muito altas


  •  A organização como base para o negócio


A organização entre a equipe de um empreendimento é a base para o funcionamento dele, para que os membros trabalhem em um ambiente harmônico, profissional e esclarecedor. Fazer com que a equipe tenha em mente de maneira clara seus objetivos e suas funções dentro da empresa, estabelecer e diferenciar metas a curto e longo prazo, deixar o ambiente de trabalho limpo e organizado, entre outras estratégias, são extremamente importantes para a manutenção do funcionamento de sua empresa ou de seu negócio. A organização é uma das grandes chaves para o impulsionar o seu negócio, na medida em que torna o ambiente de trabalho mais claro até mesmo para os funcionários e membros da equipe, gerando disposição e tornando o trabalho mais eficiente, o que gera um retorno financeiro positivo. 


  • A importância da motivação 


A organização pode ser a chave para o pleno funcionamento de um negócio, mas a motivação é o que torna possível o funcionamento da organização dentro de uma empresa.  Uma equipe motivada e engajada está mais disposta a bater metas e realizar seu trabalho da forma mais determinada possível, o que gera retornos financeiros e um ambiente de trabalho mais saudável e descontraído. Grande parte dos empreendimentos sofre com a falta de motivação e engajamento de seus membros, o que deixa o ambiente de trabalho menos permissivo e propenso a eventuais dissonâncias entre a equipe. Por isso, entender as necessidades individuais de cada funcionário, destacar suas realizações importantes, tornar o ambiente de trabalho mais descontraído e permissivo, entre outras medidas, pode ampliar a motivação e o engajamento da equipe. Ter no seu empreendimento uma equipe de recursos humanos que lide com essa questão é essencial para que seu negócio desperte em seus membros uma sensação de disposição e motivação. 




Não há motivação nem organização na minha equipe. O que fazer para impulsionar meu negócio? 


É claro que a situação de cada negócio e empreendimento é única, fazendo com que as necessidades de cada empreendimento sejam diferentes. Contudo, seguir algumas das dicas apresentadas nesse artigo, as adaptando para a realidade da sua empresa já é um avanço. Por isso, contatar a Economus Consultoria Júnior é um grande passo para impulsionar seu negócio, já que em nossa carta de serviços há o “Plano Estratégico” que consiste na formulação de objetivos, metas e visão estratégica para a sua empresa. Esse plano tem a função de direcionar o seu negócio no caminho certo de acordo com suas metas e objetivos, além de tornar o trabalho no seu negócio mais eficiente e organizado.


Ficou interessado? Então entre em contato com algum de nossos consultores e marque sua reunião de diagnóstico!


24 visualizações0 comentário
bottom of page