Mantendo seu negócio de pé organizando suas finanças
Você sabia que a maioria das pequenas e médias empresas acabam falindo por não organizarem e gerenciarem suas finanças adequadamente?
Devido às crises que o Brasil vem sofrendo ao longo dos últimos anos, tem-se observado um grande crescimento no número de empreendedores no país.
Estima-se que em 2020 25% da população brasileira esteve envolvida na abertura de um novo negócio. Desse modo, muitas pessoas com pouca ou nenhuma experiência em gestão empresarial passaram a assumir a liderança de uma empresa da noite para o dia, sendo muitas vezes incapazes de enfrentar os diversos desafios que esse papel proporciona, não conseguindo se manter no mercado por mundo tempo por não darem a atenção devida ao fluxo de capital e despesas do empreendimento.
Nesse artigo, vamos falar um pouco sobre a importância da organização financeira e algumas dicas para você, empreendedor, ser capaz de gerenciar as finanças da sua empresa de maneira mais eficiente e conseguir levar o seu negócio para frente mesmo em tempos de crise!
Qual a importância da organização financeira para minha empresa?
A organização garante um maior controle sobre o fluxo de caixa, valores a serem pagos (sejam salários, impostos, bancos ou fornecedores), a serem recebidos (dos clientes) e se o saldo da empresa está em dia. Com esse controle, o empreendedor pode tomar melhores decisões para o seu empreendimento, sendo capaz de se planejar financeiramente para o futuro, cortar gastos desnecessários, prever lucros, investir no próprio crescimento e, consequentemente, superar possíveis momentos de crise.
Como eu posso organizar as finanças do meu negócio?
1- Use a tecnologia em seu favor. Atualmente, existem diversos softwares que podem ser usados para gerir as finanças da sua empresa, como o Gestão Click e o Excel. Nós da Economus disponibilizamos uma planilha de organização financeira que pode ser baixada gratuitamente nesse link.
2- Controle a entrada e saída de capital da sua empresa;
3- Esteja sempre atento aos prazos de pagamentos e recebimentos;
4- Separe as suas contas pessoais das empresariais, independente do tamanho do seu empreendimento;
5- Crie uma reserva financeira para lidar com imprevistos;
6- Contrate um serviço de consultoria; a Economus oferece serviços de organização financeira e estudo de viabilidade econômica para alavancar o rendimento do seu negócio.
Gostou das dicas? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções para você impulsionar o crescimento do seu empreendimento!
Comments