top of page
  • Foto do escritorPedro Leal - Consultor de Comercial

Exemplos que demonstram por que e como você deve dar atenção a identidade da sua Empresa/Marca:

Um ponto central de um negócio é captação; e captação vem, por muitas vezes , por meio da transmissão de seriedade, responsabilidade, personalidade e outros valores de identificação com um determinado público, nichado ou não. Vejamos alguns exemplos de como isso foi passado por grandes cases de sucesso ao redor do mundo.


Diferenciação entre Apple e Tesla


A estratégia da diferenciação consiste em passar um tom de exclusividade e superioridade do seu produto. Tanto Apple, como a Tesla buscam focar no aumento da qualidade ao máximo, dando menor importância ao preço, pois sabem que o seu público vem muito de amantes e propagandistas da marca pelo fato do seu caráter ser inovador, exclusivo, e totalmente distinto do resto do mercado. Empresas como a Apple e a Tesla conseguiram desenvolver uma persona que transborda o diferente (“Think different”, slogan famoso da Apple) e pode ser usado como parâmetro pra dividir o mercado em produtos daquela empresa e o “resto”. Em suma, não importa que seja caro, não importa que seja limitado, se a pessoa quer e pode, ela vai consumir dela empresa, já que é uma sensação exclusiva que a empresa proporciona e não encontrará isso em nenhum outro lugar.


Mascote, o representante perfeito: Coca-Cola e McDonald’s


A ideia de ter um representante que tenha uma boa Imagem com o público e que passe essa imagem para o negócio, que comunique com perfeição carisma aquilo que é devido e que seja perfeitamente moldável ao seu tempo ou situação seria utópica, se não existisse a opção de fazer isso via personagens fictícios ou inspirados. Um dos exemplos mais claros e mais influentes da história do Marketing é o Papai Noel da Coca-Cola: desde 1920 ele protagoniza peças de publicidade que simbolizam o amor e a caridade ao próximo, a comunhão com a família e a virtude de “Criar e viver a Mágica”; a imagem de uma Família vivendo uma feliz ceia de Natal depois da visita do “Espírito Natalino” (Papai Noel) que trouxe a “Magia do Natal” (Coca-Cola) é uma das mais emblemáticas de todos os tempos. Outro exemplo perfeito é o palhaço Ronald McDonald: inspirado pela figura do palhaço Bozo, foi certeira a estratégia do McDonald’s em associar sua imagem a uma figura clássica conhecida por trazer felicidade às crianças e ser protagonista em festas infantis; Não é coincidência o aumento exponencial do público infantil sofrido pela marca, além de se criar uma cultura de promoção de festas infantis nas franquias da rede.


Logos: Amazon e Puma


Muitas empresas usam a logo não só como representação própria, mas também como aquilo que seus clientes querem receber ao usar seus produtos ou serviços. A logo da Amazon por exemplo, apesar de simples comunica uma série de coisas: abaixo do nome da empresa há uma seta laranja; não por coincidência essa seta começa na letra “A” e termina na letra “Z”, representando a variedade de produtos ofertados, também é curvada a forma de parecer um sorriso, passando a ideia de satisfação e simpatia.

Já a da Puma é bem óbvia, uma Puma pulando acima do nome “Puma”; como marca esportiva, é clara a ideia que a figura da Puma quer passar: o animal representa tudo aquilo que um atleta ou praticamente casual de esporte quer sentir dentro das quatro linhas, energia, velocidade, força, agilidade e uma beleza majestosa. Note que: essas, como a maioria das marcas de sucesso, usam logos simples e com poucos elementos, dificultando que se confundam com outras e gerando a imagem rápida de sua marca quando são vistas.


Como seguir esses exemplos?

O primeiro passo para representar o seu público-alvo ou aquele que você quer atingir e suas vontades é conhece-lo. A carta de serviços da Economus Consultoria entrega isso no seu plano de “Pesquisa de Mercado”; oferecendo pesquisas para conhecer o público-alvo, cruzamentos de dados, elaboração de relatórios e estratégias de crescimento empresarial, é uma ótima oportunidade pra quem quer criar ou desenvolver um Branding ou Persona pra sua empresa!!!


Ficou interessado? Então entre em contato com um dos nossos consultores e marque a sua reunião de diagnóstico.

20 visualizações0 comentário
bottom of page