top of page

Home Office: Desvendando os Segredos da Produtividade

O regime de trabalho remoto, também conhecido como Home Office é um assunto que divide opiniões do público, mas que pode ser uma boa alternativa para melhorar o rendimento da sua equipe. Atualmente, o número de empresas adeptas a esse modelo de trabalho cresce, tendo como consequência o rápido aumento da receita empresarial quando comparado ao rendimento obtido na era de trabalho presencial. 



Durante a pandemia do covid-19, muitas empresas foram forçadas a mudar para o home office por conta da obrigatoriedade do isolamento social. Porém, mesmo após a liberação do contato presencial, muitas empresas decidiram permanecer no modelo virtual de trabalho, ou então flexibilizaram a presença da equipe no escritório. Tal mudança ocorreu após a análise de dados demonstrar que os funcionários elevaram sua produtividade ao realizar as tarefas de casa.  


Recentemente, tem sido cada vez mais debatido nas redes sociais o tempo que a população gasta nos transportes públicos, e como essa rotina é desgastante fisicamente e mentalmente. Segundo o levantamento feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Instituto Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI), cerca de um terço da população brasileira passa mais de uma hora no trânsito. A pesquisa ainda demonstrou que 56% dos entrevistados têm perda na qualidade de vida, agravada pelo tempo no trânsito. Enquanto isso, 51% dizem que a demora afeta a produtividade.


O meio empresarial deve se preocupar com o bem-estar dos funcionários além do período de jornada trabalhista, para isso, é de suma importância considerar se a sua equipe está apta a cumprir suas funções a distância. Nesse sentido, serão minimizados os impactos da baixa produtividade proveniente das rotinas de deslocamento conturbadas, possibilitando a exitosa realização das funções trabalhistas no conforto do seu próprio lar. Para os funcionários, o home office traz benefícios como:


  • Flexibilidade de horários,

  • Redução do tempo de deslocamento,

  • Possibilidade de conciliar melhor a vida pessoal e profissional,

  • Economia com gastos com transporte e alimentação fora de casa. 

  • Aumento da produtividade. 


Para os empreendedores, os benefícios são: 

  • Redução de custos com espaço físico: Ao adotar o home office, a empresa pode economizar em despesas relacionadas a aluguel, manutenção e gastos gerais com o espaço de trabalho. Isso pode representar uma economia significativa para o empresário.

  •  Aumento da produtividade: Muitos estudos mostram que funcionários que trabalham em casa tendem a ser mais produtivos. Com menos interrupções e um ambiente confortável, eles podem se concentrar melhor em suas tarefas, o que resulta em um aumento da produtividade.

  • Maior flexibilidade para a equipe: O home office oferece aos funcionários maior flexibilidade em relação ao horário de trabalho e à conciliação entre vida pessoal e profissional. Isso pode levar ao aumento da satisfação e comprometimento do grupo.

  • Redução do tempo de deslocamento: Trabalhar em casa elimina a necessidade de deslocamento diário para o trabalho, o que não só economiza tempo para os funcionários, mas também reduz o estresse associado ao trânsito e ao transporte público.

  • Satisfação dos funcionários e retenção de talentos: Oferecer a opção de home office pode aumentar a satisfação dos funcionários, demonstrando que a empresa valoriza o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Isso pode resultar em maior retenção de talentos e redução da rotatividade.


Um dos maiores receios das empresas é como manter a equipe engajada  no contexto de home office, porém com as estratégias certas o seu time terá um ótimo desempenho. Uma comunicação clara e constante, o estabelecimento de metas alcançáveis e a promoção de um ambiente virtual colaborativo são fundamentais. Além disso, incentivar pausas regulares e momentos de descontração pode ajudar a manter o ânimo da equipe.



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page