top of page

Minimizando Riscos: Estratégias Essenciais para o Sucesso no Empreendedorismo


Para abrir um negócio e virar um empreendedor é preciso muita coragem, isso porque existem muitos riscos envolvidos neste ramo. Por isso, é fundamental não só temer esses riscos, mas entendê-los e tentar superá-los para conseguir alcançar a tão sonhada estabilidade e sucesso do seu empreendimento.  

Então vamos aplicar na prática isso neste blog! 



Porque se preocupar com esses riscos? 

Numa entrevista com a BBC, Catherine Warrilow disse que criou sua própria agência de relações públicas em 2006, depois que se desiludiu com a hierarquia tradicional de seu local de trabalho. No início foi incrível, parecia ser a direção certa quando o negócio se tornou de sucesso, com apenas 7 funcionários, porém grandes clientes. 


“Eu me sentia sobrecarregada e ansiosa o tempo todo. Nunca senti que as coisas estavam boas o suficiente.”, diz Warrilow. Essa bola de neve havia crescido para algo incontrolável: “Meu maior equívoco foi acreditar que ser minha própria patroa me daria liberdade, que eu poderia ir e vir quando quisesse e definir meu próprio horário”. Depois, em 2015, optou por deixar sua empresa após receber uma oferta de emprego de um de seus potenciais clientes. 

“Senti como se um peso enorme tivesse sido tirado de minhas costas”, ela exclamou. 

 

Ao observar a sua situação, concluimos que seu erro foi,  principalmente,  sua falta de preparação, pois acostumada com o ambiente de trabalho antigo, assumiu que abrir um empreendimento e geri-lo sozinha não seria tão ruim, o que a fez subestimar o mercado. Ela ainda conseguiu aguentar os problemas de sua empresa por incríveis 9 anos. Incrível porque, de acordo com a Forbes Advisor, 20% das empresas fracassam no primeiro ano, 30% no segundo ano e 50% até o quinto ano e a porcentagem aumenta a cada ano. 

 

 Por isso é de suma importância antecipar e mitigar os riscos, o que não só protege seus recursos financeiros, mas também preserva sua saúde mental. Encarar o risco como o combustível para o seu empreendimento decolar e não como uma pedra no seu sapato poportunidade de crescimento e um passo mais perto do sucesso! 

 


  • Quais são os riscos para o empreendedor? 

Há uma infinidade de riscos que podem surgir para desafiar a vida do empreendedor. Embora seja impossível prever todos eles, é crucial estar preparado para enfrentar pelo menos alguns. Os riscos mais recorrentes são: 


  1. Riscos para Novatos: Os primeiros passos são sempre os mais difíceis em qualquer jornada. Lidar com problemas como encontrar o local ideal para o negócio, atrair clientes, gerenciar finanças e manter a organização pode ser avassalador para os novatos. A falta de preparação para esses desafios pode resultar em uma desistência prematura, como no caso de Catherine, que saiu  de sua empresa mesmo sendo uma veterana. 

  2. Riscos para Veteranos: Mesmo após vários anos de experiência neste ramo, muitos empreendedores veteranos continuam com algumas dificuldades semelhantes às do começo, com algumas novas que aparecem pôr falta de preparo. A desorganização das funções e compromissos de todos os funcionários e sóciosinvestimentos sem retorno positivo, poucos clientes e desmotivação dos funcionários e sócios são as principais assombrações na vida de um veterano na área de empreendedorismo. 

 


  • Possíveis soluções para os riscos 

  As soluções podem ser diversas, mas geralmente possuem pontos em comum, o que pode te dar ideias para encontrar a solução ideal para o seu negócio: 


  1. Lugar Ideal: Para encontrar um lugar ideal e tirar sua ideia de empreender do papel, você deve considerar alguns fatores importantíssimo, como uma pesquisa de mercado e análise de concorrentes, dois serviços que a Economus fornece no mesmo plano, em que será feita uma pesquisa no público-alvo dos possíveis clientes de seu negócio na região de sua escolha, fazendo com que você saiba quais produtos anunciar, o melhor local disponível e o tipo de estratégia inicial a ser tomado, construindo um chão para você pisar e não fique flutuando. 

  2. Poucos Clientes: Esse problema é muito recorrente com os mais variados tipos de empreendimentos e o maior causador das desistências. Existem várias possibilidades de causas para este problema, como a falta ou uma prospecção ineficiente, a ausência de um programa para a fidelização de novos e antigos clientes ou não conhecer o perfil de comprador de sua região, ou até mesmo tudo junto. Por isso, a Economus fornece um orçamento de graça para os seus possíveis clientes, para você saber qual a possível deficiência de seu negócio e qual o melhor serviço para contratar.   

  3. Finanças descontroladas: Outro ponto super importante, porém sem essa importância atendida, seria os números. Ninguém gosta de um monte de número, certo? Porém é exatamente esse desinteresse que acarreta problemas sérios em sua empreitada. Isso porque sem uma precificação adequada dos produtos e ficar no “achismo”, além de misturar as finanças físicas com as jurídicas, não só pode como vai resultar em investimentos sem retornos ou gastos desnecessários, sem contar com a invisibilidade dos problemas financeiros devido à falta da atualização do fluxo de caixa. Ter um planejamento estratégico é ótimo para saber qual direção ir, porém deve-se levar em conta a situação financeira de sua empresa, pois contrair dívidas sem ter uma boa estratégia pautado em dados leva a uma bola de neve que quase todo brasileiro conhece e, também por essa razão, não se pode atrasar os compromissos financeiros, para poder fugir dos juros. Por isso caso não saiba lidar com todos esses problemas você deve buscar ajuda de um profissional ou de uma empresa especializada como a Economus, que dentro de seu plano financeiro, além de resolver todos esses problemas, explicamos detalhadamente como gerir as finanças de seu empreendimento de forma eficiente. 

  4. Organização geral da empresa desorganizada: A organização é algo fundamental, visto que não tem como nada andar sem ela. Ela é além de uma simples forma de uma melhoria da eficiência, ela é a demarcação do limite do poder dos sócios e funcionários dentro de sua empresa. Ao traçar essa linha, fica mais fácil de saber o que você deve fazer dentro da empresa e, caso a empresa fique com algum problema, você saiba com mais precisão onde está o problema. Por isso a ‘padronização’ e a ‘modernização’ são passos indispensáveis para o seu negócio.  

  5. Desmotivação: Por último, porém não menos importante a desmotivação é um caso grave dentro de sua empreitada e é um problema que precisa ser tratado com prioridade. Primeiro de tudo você precisa primeiro saber a causa dessa desmotivação, pode ser por causa de grandes problemas financeiros que está gerando pouca esperança, organização ineficiente, poucos clientes ou pode ser um problema mais específico e, cada causa tem uma solução diferente.  


  Se você não está convencido de que essas soluções são realmente eficientes, veja algumas empresas que utilizaram delas e que você com certeza conhece:

 

  •   Airbnb: Antes de se tornar uma das maiores empresas de hospedagem do mundo, o Airbnb enfrentou dificuldades com finanças descontroladas e falta de clientes. Eles resolveram esses problemas por meio de uma pesquisa profunda de mercado, entendendo as necessidades dos viajantes e proprietários de imóveis. Eles também adotaram estratégias de preços adequadas e desenvolveram uma plataforma fácil de usar, o que os ajudou a atrair mais clientes. 

  • Uber: A Uber começou enfrentando desafios semelhantes ao da Airbnb com poucos clientes e uma organização desorganizada. Eles superaram esses problemas por meio de uma análise detalhada do mercado de transporte e das necessidades dos clientes, implementação de estratégias de marketing eficazes e melhoras da organização interna para garantir a eficiência operacional. 


  • Esclarecimentos Finais 

  Neste Blog foi mostrado a importância de não subestimar o mercado e ter a mentalidade certa para empreender, junto com algumas dicas de soluções para problemas recorrentes encontrados na jornada de todo empreendimento, porém ele não tem o intuito de explicar detalhadamente cada problema e suas possíveis soluções, é apenas o impulso inicial para a sua curiosidade. Sinta-se à vontade para explorar os outros blogs deste site ou de outros que falam mais abertamente sobre os problemas aqui apresentados. Boa sorte na sua grande jornada de sucesso, senhor(a) empreendedor(a)! 



16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page