• Economus Consultoria Jr

Porque empresas fecham as portas (e como prevenir)

Atualizado: 7 de fev.


Aprenda a driblar a crise com a experiência do Grupo Pão de Açúcar

No início dos anos 90, o Brasil enfrentava uma das maiores crises da história do país. O mercado brasileiro enfrentava uma severa recessão, que agravou os problemas já existentes no território. A situação econômica brasileira era extremamente complicada, o Estado tinha que lidar com uma alta inflação, juros elevados, desvalorização do real e privatizações de empresas estatais.

Diante disso, diversas empresas fecharam as suas portas. É nessas situações que os empreendedores precisam utilizar a criatividade para superar as adversidades do mercado. Um bom exemplo é o Grupo Pão de Açúcar. Antes da crise, o Grupo era bem consolidado no país e havia feito uma ousada proposta, investiu em outro ramo mercadológico. Tal investimento fez o negócio perder seu rumo, porém as estratégias posteriores conseguira


m driblar a crise e se restabelecer no mercado.

As principais estratégias foram as seguintes:



1. Mapeamento dos problemas internos: O processo consiste em analisar cuidadosamente todas as etapas exercidas por cada funcionário e observar as falhas dentro de cada execução.


2. Planejamento de marketing: É um documento no qual uma empresa detalha a sua estratégia de divulgação voltada a uma marca, a um produto ou serviço. De forma geral, o plano de marketing tem como objetivo elevar a consciência da marca e sua autoridade j


unto ao mercado.


3. Conservação dos clientes: Nesta estratégia ações como fornecimento de mais produtos, criação de marcas próprias, limpeza, reforma das lojas, informatização e modernização foram fundamentais para manter os clientes já conquistados.


4. Planejamento Financeiro: Consiste no planejamento, organização e análise de toda organização monetária da empresa. Tem como objetivo visar o crescimento do negócio.

Em um momento de crise, o exemplo do Grupo Pão de Açúcar nos ensina que é possível sobreviver em momentos de instabilidade econômica. Basta utilizar as estratégias corretas. Na Economus, nós personalizamos o serviço de acordo com a necessidade do seu negócio. Para saber mais, entre em contato conosco.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo