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Estratégias de Marketing Local: Como fidelizar clientes e fortalecer a presença do seu negócio no mercado?

No ambiente empresarial competitivo de hoje, é essencial que as empresas busquem estabelecer uma forte presença no mercado, traçar meios de reter clientes e aumentar a sua quota de mercado. Estratégias eficazes de marketing local podem auxiliar as empresas nesses aspectos e neste artigo discutiremos como utilizar destes meios a favor do seu negócio.


Segundo a pesquisa realizada pela CNDL/SPC Brasil, 8 em cada 10 brasileiros efetuam grande parte de suas compras perto de casa. Em pequenas cidades o comércio local costuma ser dominante, no qual muitas pessoas tendem a comprar em estabelecimentos perto de suas casas, por conta da distância com grandes centros urbanos, pela facilidade de compra e por uma questão de afinidade com o dono dos estabelecimentos.


Entretanto, apesar do comércio local se demonstrar forte, ele não está livre do elevado nível de concorrência e competição com outros negócios. Muitos empreendedores buscam investir seus negócios em cidades pequenas por diversos motivos, entre eles podemos destacar o menor nível de concorrência e custos operacionais menores comparados a cidades grandes, tal ação acaba impactando o comércio local, fazendo o mesmo ter que se organizar estrategicamente e buscar destacar o seu negócio dos demais.


Há diversos meios de aumentar a presença de empresas no mercado, porém limita-se quem pensa que só apenas através do Marketing Digital você conseguirá alcançar este objetivo. Apesar da presença digital ser importante para as empresas, o Marketing em si engloba diversas variáveis que quando usadas estrategicamente auxiliam empreendimentos, um exemplo que podemos utilizar é do Marketing de Relacionamento.


O Marketing de Relacionamento é uma estratégia essencial que visa não apenas a captação de clientes, mas sim a capacidade das empresas em conquistar estes clientes, utilizá-los como propagadores da marca e consequentemente ganhar visibilidade para o seu negócio. Mas como eu coloco essa estratégia em prática? Imagine uma empresa de moda feminina, que deseja aumentar o relacionamento com seus clientes e a fidelização dos mesmos. Para isso, a empresa implementa um programa de fidelidade, no qual as clientes possuem a oportunidade de acumular pontos em cada compra realizada.


Além disso, a empresa envia e-mails personalizados com dicas, sugestões e novidades para os clientes cadastrados na sua Newsletter. Ao utilizar todas essas estratégias a empresa não apenas irá aumentar o relacionamento com seus clientes já existentes, como também irá atrair novos consumidores. Logo, além de auxiliar na construção de captação de novos clientes e na fidelização dos já existentes, esta estratégia contribui para a consolidação da marca e, consequentemente, da empresa no mercado.


Diferentemente do Marketing Digital, o Marketing de Relacionamento busca colocar o cliente como ponto central de análise não se preocupando apenas em exercer divulgações da marca, logo busca compreender suas necessidades e desejos, de forma que consiga ofertar a ele uma experiência comercial única, impactando-o de modo que no futuro quando o cliente necessitar comprar um produto/serviço específico ele pense naquela empresa como um provável local de compra.


No entanto, a utilização conjunta das duas estratégias, o Marketing Digital e o Marketing de Relacionamento, pode resultar em benefícios significativos para o seu negócio. Assim sendo, quando uma empresa possui um relacionamento com o seu público-alvo, ela consegue ter a capacidade de realizar uma abordagem personalizada e direcionada ao mesmo, de modo que ao utilizar dos canais onlines, como as redes sociais, consiga promover um alcance ampliado, contribuindo para a retenção e crescimento do seu negócio.


Abaixo há alguns exemplos de formas de como aplicar essas estratégias no seu empreendimento:


  • Utilizar ferramentas de automação para a criação de conteúdos personalizados, como Newsletters, por exemplo;

  • Criar programas de fidelidade com recompensas;

  • Estabelecer um canal de atendimento personalizado e eficaz aos seus clientes;

  • Investir em campanhas de anúncios e divulgações pagas para um público específico;

  • Coletar dados de satisfação dos clientes por meio de um sistema de feedback.


Ou seja, em um ambiente empresarial competitivo, a combinação eficaz de estratégias de marketing local, como o Marketing de Relacionamento e o Marketing Digital, mostra-se crucial para o fortalecimento da presença no mercado, a fidelização de clientes e o crescimento do negócio. Ao priorizar o relacionamento com os clientes, personalizar a experiência de compra e utilizar de ferramentas digitais estrategicamente, as empresas podem não apenas conquistar a lealdade dos consumidores atuais, mas também atrair novos públicos e consolidar sua posição no mercado local.


Caso você queira implementar essas estratégias no seu negócio, mas não sabe como, fique tranquilo que a Economus está disponível para te ajudar! Com os nossos serviços de Pesquisa de Mercado e Plano de Marketing, seu negócio conseguirá:


Pesquisa de Mercado:

  • Ter um público-alvo bem definido;

  • Análise dos concorrentes do empreendimento em questão e seus pontos fortes e fracos no mercado;

  • Escolha de melhores fornecedores;

  • Análise de risco e oportunidades no mercado em que o empreendedor deseja se inserir.


Plano de Marketing:

  • Conhecimento do perfil do cliente;

  • Atrair novos clientes e fidelizar os antigos;

  • Aumentar a capacidade competitiva no mercado;

  • Campanhas de marketing mais eficientes e menos custosas;

  • Aumentar a presença nas redes sociais.


Entre em contato conosco e garanta o próximo passo do seu sucesso!



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