top of page

Gestão de Tempo Eficiente para Empreendedores

Em tempos que exigem cada vez mais produtividade, o tempo vem se tornando um recurso cada vez mais valioso, ele é constante e irreversível, o tempo mal gasto no que já é passado representa uma perda lamentosa desse recurso tão escasso.

No mundo do empreendedorismo, o tempo parece algo ainda mais impactante, uma má alocação do tempo resulta em perda de produtividade, eficiência operacional e ocasiona tomada de decisões precipitadas.




A realidade do Empreendedor

O empreendedor brasileiro, enfrenta diversos desafios diários, a burocracia interminável, instabilidade econômica, prazos apertados, sobrecarga de tarefas entre muitos outros.

 São tantos problemas enfrentados dia após dia, que acabam deixando o planejamento de média a longo prazo em segundo plano.



Benefícios de uma Gestão de Tempo Eficiente

Uma melhor gestão do tempo no seu negócio trará frutos notáveis, ela trará uma disponibilidade de tempo maior, logo, haverá mais tempo para analisar informações, resultando numa melhor tomada de decisões, e uma melhor gestão dos prazos, além da redução da sobrecarga de tarefas que lhe dará mais tempo em sua vida pessoal e diminuirá consideravelmente seu estresse e dos seus funcionários.


Como melhorar a Gestão do Tempo

O tempo em si, não é um recurso produzível, temos 24 horas por dia, 30 dias por mês e 12 meses por ano, portanto, a única maneira de se ter mais tempo livre no dia a dia é maximizando a eficiência do seu tempo, priorizando tarefas, aplicando estratégias para melhorar produtividade, além de uma delegação de tarefas eficazUma empresa com metas e valores bem definidos, consegue enxergar quais são as tarefas mais importantes e classificá-las por grau de prioridade, isso entregará um melhor desempenho no que importa e deixará tarefas que são mais fúteis de lado.Muitas vezes o problema da sua empresa, pode ser a falta da implementação de estratégias que aumentam a produtividade como Pomodoro e Time Blocking.

  1. O pomodoro é uma técnica que consiste em criar intervalos pequenos, cerca de 5 minutos a cada 20 à 25 minutos de trabalho e um intervalo mais longo, com cerca de 15 à 30 minutos a cada 4 períodos de trabalho. Essa técnica visa manter a concentração e reduzir a fadiga mental, aumentando a produtividade e o bem-estar do usuário.


  1. O Time Blocking consiste em separar períodos específicos do dia para atividades específicas, essa estratégia evita distrações e ajuda a priorizar tarefas fundamentais do cotidiano estabelecendo hábitos rotineiros.

Para a nossa sorte, há diversas ferramentas e softwares de organização e produtividade tendo em vista o ambiente profissional. Podemos citar alguns, como o Trello, que organiza listas em quadros, podendo ser utilizado para acompanhamento de tarefas, como também o MyndMaster, um criador de mapas mentais, que lhe ajudará a organizar as ideias, e por último, o Notion, uma ferramenta completa, que pode ser utilizada para fazer lista de Tarefas, anotações diárias, feedbacks entre muitas outras funções.


Exemplos de Sucesso

É claro que temos muitos exemplos de grandes empresários para nos apoiarmos, podemos falar de Elon Musk, CEO da SpaceX e Tesla, duas empresas bilionárias. Seu calendário é conhecido por ser recheado e altamente detalhado, suas metas são claras e suas empresas têm prioridades muito bem definidas.

Trazendo para o contexto brasileiro, vale citar o bilionário Paulo Lemann, fundador da 3G Capital, que tem em suas mãos um extenso portfólio de empresas, ele é reconhecido por sua disciplina, organização e sua gestão de prioridades, qualidades essas que contribuíram imensamente com o crescimento da 3G Capital.


Conclusão

Num cenário onde cada minuto é valioso, a gestão eficiente do tempo torna-se uma habilidade indispensável para os empreendedores. Apesar dos desafios como a burocracia e a instabilidade econômica, otimizar o tempo oferece benefícios claros, como uma melhor tomada de decisões e uma redução do estresse tanto para o empreendedor quanto para sua equipe.

Entretanto, é crucial reconhecer os obstáculos que podem surgir, como a resistência à mudança e a sobrecarga de tarefas. Superar esses desafios requer determinação e disciplina por parte dos empreendedores, mas é essencial para alcançar o sucesso nos negócios.

Portanto, ao implementar estratégias de gestão do tempo, como priorização de tarefas e utilização de ferramentas de produtividade, os empreendedores estarão sempre um passo à frente para superar os desafios do mercado e alcançar seus objetivos empresariais.


16 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page