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Como aproveitar o impacto dos fenômenos culturais.

Após o fenômeno Barbie, ficou claro que o poder econômico de um grande evento de cultura popular não pode ser subestimado. O filme da boneca mais famosa do mundo arrecadou mais de $1 bilhão na bilheteria mundial, movimentou os shoppings, o setor varejista no geral, e fez com que Marketplaces tivessem uma alta de até 130% na busca de produtos relacionados à Barbie. Por isso, em um mundo de constante inovação, mudança e integração global, nós separamos uma lista de tendências e eventos que podem afetar positivamente o seu negócio.


1. Lançamento de filme-evento:


Barbie (2022) é um dos maiores exemplos sobre o poder dos filmes no mercado, mas não é nem de longe o único. Nos últimos anos se popularizou o lançamento de grandes filmes-evento, como os da Marvel, filmes em que o público se torna parte da experiência e toda a internet se concentra em comentar os maiores spoilers. Nesse sentido, empreendedores podem se beneficiar ao explorar oportunidades de marketing relacionadas às temáticas dos filmes. Por exemplo, lançamento de serviços limitados, criação de promoções especiais ou eventos temáticos relacionados ao filme para atrair clientes.


2. Shows:

Em 2023 só se fala nas turnês das cantoras Taylor Swift e Beyoncé. Os dois maiores nomes do POP abalaram a economia das cidades em que passaram, e o seu negócio também pode ser afetado nesse cenário. Especialistas estimam que as turnês tenham causado uma alta inesperada no turismo, gastos com hotel e gastronomia em diversas cidades. Sendo assim, é possível explorar o oferecimento de pacotes VIPs e experiências personalizadas para fãs em diversos setores, como o de transporte, bares e restaurantes. É importante, porém, que os empreendedores compreendam o mercado local, as preferências do público e as tendências da indústria musical para maximizar as oportunidades de ganho em shows musicais.


3. Feiras culturais:


As feiras culturais podem ter vários impactos nos empreendedores, dependendo do setor em que atuam, da natureza da feira e do público-alvo, por sempre oferecerem experiências singulares para aqueles que as atendem. Os empreendedores na indústria alimentícia, por exemplo podem se beneficiar de eventos culturais que promovem a culinária local ou internacional oferecendo promoções especiais que podem atrair clientes. Além disso, são uma grande oportunidade de expor sua marca e proporcionam um ambiente propício para networking.


4. Feriados Temáticos:

As principais datas comemorativas, como dia dos Pais e das Mães já são amplamente exploradas pelo comércio, mas ainda há espaço de inovação nesse cenário. No último mês, por exemplo, o Halloween funcionou como uma oportunidade de movimentar os negócios para os vendedores de fantasias, varejo de doces, a indústria do entretenimento, lojas de artesanato, etc. O impacto do Halloween nos negócios vária significativamente dependendo da localização, da cultura local e da criatividade dos empreendedores ao capitalizar as oportunidades sazonais, mas cada setor pode aproveitar de uma maneira. A Black Friday é mais uma data emblemática que representa uma forma de movimentar os negócios e pode ser adotada pelos mais variados empreendedores.


A habilidade de aproveitar o impacto dos eventos nos negócios não apenas depende da natureza do evento, mas também da astúcia e flexibilidade dos empreendedores. Eventos, sejam eles feriados, festivais culturais ou lançamentos de filmes, oferecem oportunidades valiosas para aumentar a visibilidade da marca, impulsionar as vendas e estabelecer conexões significativas com os clientes.


Para maximizar essas oportunidades, os empreendedores devemos adotar uma abordagem estratégica que inclua a personalização de suas ofertas para se alinhar ao tema do evento, a criação de experiências memoráveis para os clientes e a exploração de parcerias colaborativas. Em um cenário empresarial dinâmico, a habilidade de capitalizar os eventos torna-se essencial para impulsionar o crescimento e a sustentabilidade dos negócios.


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