top of page
  • Foto do escritorJuliana Bêta - Consultora de Gestão de Pessoas

O papel da internet no mercado de trabalho.

Não é novidade que a tecnologia agrega significativamente no nosso dia a dia, desde as coisas mais simples, como se comunicar com os amigos e familiares a qualquer momento, até criar um algoritmo para o mais novo app do da vez. Analogamente, o mercado de trabalho também se revoluciona, se tornando cada vez mais especializado e exigente com aqueles que contrata. Esses dois fatores tornam crucial apontarmos como as empresas e aqueles em busca de trabalho podem usar das redes sociais e tecnologias para se tornarem cada vez mais capacitadas no mercado.


  • MARKETING

É evidente que somente as propagandas tradicionais, outdoors e televisivas, perderam parte da sua efetividade hoje, já que o alcance das redes sociais é cada vez maior do que a das mídias tradicionais. Então, um bom plano de marketing, que demonstre as propostas e objetivos da empresa, os seus integrantes, versatilidade e, obviamente, seu produto e suas especificações, atrai uma cartela de clientes significativa e expande o público alvo de uma empresa. Porém, é importante dizermos que a maioria das empresas já possuem estratégias parecidas de marketing digital. Ou seja, escolher a equipe de profissionais certa que criará um plano personalizado para o seu negócio te tornará um diferencial do mercado.


Sendo assim, já exploramos dois fatores extremamente importantes:


  1. Ingressar no mundo digital, estabelecer a sua empresa nas redes - como por exemplo no Instagram e no Facebook.

  2. Escolher os profissionais certos que demonstrem o seu diferencial para os . possíveis clientes - aqueles que vão te ajudar a se destacar em meio a multidão.


  • CURSOS PROFISSIONALIZANTES

Como mencionado antes, o mercado está em constante evolução e exige cada vez mais de seus participantes. A demanda por conhecimentos de plataformas digitais, como Excel, Microsoft Word e Powerpoint é crescente, assim como conhecimentos de linguagens de programação e fluência em diversas línguas . No entanto, ainda há poucas pessoas atentas a essas necessidades, enquanto no mercado de tecnologia, por exemplo, muitas empresas se encontram de braços abertos para aqueles que sabem programar e têm conhecimento avançado nessas categorias.

O crescente aglomerado de informações presente no mundo on-line nos trouxe também muitos cursos e aulas que nos ajudam a evoluir profissionalmente. Existem variadas videoaulas no YouTube e Instagram que nos permitem aprender como utilizar plataformas no meio profissional. Estão disponíveis até mesmo cursos gratuitos oferecidos pelo próprio governo, sendo o Senac um grande expoente nesse campo. As plataformas contam com cursos de administração, saúde, tecnologia, entre outros. Além de diversos canais e professores disponíveis que diversificam o nosso entendimento e aprendizado. Esses cursos também podem ser contratados por empresas que pretendem expandir o conhecimento de seus funcionários por meio de capacitação.


Nesse sentido, identificamos duas vantagens aos cursos profissionalizantes:


  1. Aumentam a chance de contratação daqueles em busca de emprego.

  2. Aumenta a produtividade da empresa, já que os funcionários serão ainda mais capacitados.


Desse modo, após todas as nossas considerações, se torna evidente que pelas mudanças históricas e contemporâneas, o mundo on-line pode se tornar um grande aliado quando utilizado para desenvolvimento profissional, visando aumentar a produtividade do indivíduo e, também, das empresas. Por isso, aqueles que possuem acesso a esse artifício, deveriam sugar o máximo possível de suas propriedades e ensinamentos, se tornar um diferencial no mercado, um ponto fora da curva, e, portanto, em seu local/setor de trabalho.


59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page